quarta-feira, 30 de abril de 2008

E o governo brinca de pira.

Aqui usarei o fato da ocupação da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) apenas como tema gerador de discussão e reflexão. No dia 24 de abril, quinta-feira, a UEPA teve sua Reitoria ocupada por estudantes que protestavam, entre outras coisas, contra a nomeação da Reitora pró-tempore Marília Brasil Xavier, pela Governadora. Reivindicavam, também, auditoria nas contas da UEPA, novas eleições, e fim da lista tríplice; após assembléia geral foi também incluída na pauta de reivindicações a luta pela paridade no CONSUN. A Reitoria da Universidade permaneceu ocupada até que no dia 25, sexta-feira, ocorreu uma assembléia geral dos Estudantes da UEPA a fim de decidir pelo fim ou não da ocupação e tomar outras deliberações de luta. Na assembléia formaram-se dois grupos: um a favor e outro contra a ocupação da Reitoria. Os alunos que são oposição ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) que estavam na ocupação, eram estudantes filiados ao PSTU, ao P-SOL e estudantes da UFRA, UNAMA e UFPA. Os alunos que fazem parte do DCE/UEPA que fazem parte da UJS e do PCdoB eram contra a ocupação da Reitoria, e contavam com apoio de um bom número de estudantes da própria UEPA porém eram a favor das reivindicações propostas. Infelizmente a Assembléia Geral tornou-se uma palhaçada, por culpa de ninguém, ou por culpa de todos. A Assembléia tornou-se uma briga entre partidos políticos, uns defendendo a ocupação outros gritando pela desocupação. Todos lutando por novas eleições, fim da lista tríplice, CONSUN paritário e Auditoria nas contas da UEPA. A única proposta conflitante entre os grupos do “ocupa” e “desocupa” era quanto à nomeação da Reitora pró-tempore, o que poderia ser superado. Todos lutavam pelo mesmo ideal. Abrindo um parêntese, quem participa do movimento estudantil sabe que, hoje, inevitavelmente o partidarismo influencia muito nas decisões políticas, e que existe na verdade uma briga extrema pelo poder, independente de satisfação social ou não, o que importa é o Poder. Porém, na esfera Estadual do movimento estudantil, tal disputa política não deveria influenciar tanto, se lutamos pelas mesmas coisas, para que achar um conflito para disputar, e enfraquecer a luta? - O que você quer não é o melhor, nem a paz, o que você quer é disputar poder com eles. - “Mas nós não vamos apoiar assim de graça um movimento deles. Só para fortalecê-los”. Enfim, a desunião desarticulada só enfraquece o movimento. E o governo brinca de pira com os estudantes da UJS e do PSTU.
30.04.2008 BlogdoPelego

terça-feira, 29 de abril de 2008

MAIS DE 2000 PESSOAS NO ATO, 3 QUARTEIRÕES DE MANIFESTAÇÃO, TROPA DE CHOQUE PARA PROTEGER O GOVERNO ANA JÚLIA E PALHAÇADA.

Foto: Manifestação em massa dos professores da rede pública por melhoria da qualidade da Educação.
Fonte: Site do SINTEPP
A força dos trabalhadores em Educação do estado do Pará foi mostrada hoje, 29.04.2008 em um grande ato público realizado pelo SINTEPP. As principais reivindicações dos professores são: a proposta de um patamar de reajuste salarial de 30% e ticket alimentação no valor de 400 reais. Antes da reunião de hoje a proposta do governo era de ticket alimentação de 100 reais ou 10% do salário, e aumento salarial de 6%. A concentração do Ato começou às 9h da manhã de hoje na Praça do CAN, logo após representantes dos professores e demais trabalhadores da educação reuniram às 11h20min com representantes do Governo do Estado. O movimento reuniu cerca de 2000 professores da rede pública, entre temporários e efetivos, respondendo às declarações do governo que diziam que a paralisação não chegava a 20% na grande Belém e nem sequer existia no interior do Estado, representantes em massa de Barcarena, Santo Antônio do Tauá e Salinas entre outros estavam presentes.
Enfim, o resultado da reunião com o Governo foi pior do que o esperado, a proposta de reajuste salarial do Governo ficou em 10% e a proposta de ticket alimentação baixou para 50 reais, PALHAÇADA, 50 reais não dá nem pra lanchar um “compreto” na esquina.
[Foto: Caminhada dos professores rumo ao CIG e à SEMEC(Fonte: Blog do PELEGO)] Resultado, o movimento dos professores da rede pública estadual continua em greve, porém sai fortalecido, o próximo encontro é dia 1º de maio na Praça do CAN na luta por melhores condições de trabalho e melhoria na estrutura das escolas públicas (merenda, espaço físico, Etc.) e no dia 6 de maio na Praça da Leitura haverá uma Assembléia para definir o andamento da greve e os próximos passos do movimento. Maiores comentários virão.
Professor Nairo Bentes