domingo, 23 de agosto de 2009

Sobre a luta da Associação dos Concursados e o Governo Popular

Essa semana acompanhei as movimentações da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), entidade que luta pela nomeação dos milhares (e não milhões) de trabalhadores que fizeram concurso público no Estado do Pará. Reúnem-se trabalhadores aprovados em diversos Concursos Públicos, Seduc, Sedect, Renato Chaves, Prodepa, e outras Secretarias do Estado. Inicialmente uso as palavras do companheiro, Presidente da Associação, José Emílio Almeida, que diz que, “foi um avanço do Governo Ana Júlia, realizar diversos concursos públicos, porque os governos anteriores nem isso faziam”, e completo dizendo que além desse avanço tivemos outros avanços, na Educação inclusive, com melhorias nas condições de escolas, claro que não podemos esquecer dos conflitos do Governo com os profissionais da Educação, porém isso é um debate bem mais amplo, que envolve, questionamentos sobre categoria, partidos políticos e organização estratégica de mobilização de uma greve. Não vou aqui omitir o restante das palavras do Companheiro Emílio, para não ficar como uma manipulação de informações, Emílio conclui que apesar deste avanço do governo, em promover mais concursos, ele não cumpre com a constituição ao não nomear os aprovados e classificados. Novamente concordo com a afirmação, realmente a legislação deve ser cumprida, e se há concursados para chamar, deve-se demitir os temporários que ocupam ilegalmente os cargos públicos e nomear servidores concursados. Essa semana o movimento teve importantes avanços, garantindo o apoio do Poder Legislativo e Judiciário do Estado. Na Assembleia Legislativa, os Deputados Estaduais votaram por unanimidade, a assinatura de requerimento, destinado a Governadora, exigindo que medidas legais sejam cumpridas. Parabéns aos que estão lutando por seus direitos e pelos direitos dos mais de 8 mil concursados que esperam nomeação.

Não posso deixar de lamentar aqui a postura de cidadãos que aproveitam-se de movimentos como esse, que lutam por justiça, para tirar proveito e desgastar a imagem do Governo Popular, não sou contra posicionamentos de oposição, é até importante as pessoas mostrarem suas posições contrárias, há de se analisar porém, que um Governo é algo muito mais amplo do que aquilo que nos cerca, que nos atinge. Todavia, o que não pode acontecer é cidadãos aproveitarem-se de pessoas que lutam por justiça pra transformar os atos e mobilizações em uma batalha eleitoral. Aos Gritos de: “Ô Ana Júlia, que papelão, perdeu a Copa e vai perder a eleição” solitários militantes pseudo-socialistas tentaram distorcer o objetivo da luta da Associação dos Concursados do Pará. Não que este não possa ser o posicionamento da maioria dos associados, entretanto não é a bandeira da luta da Associação. A única bandeira da associação, e esta que une os trabalhadores, é a luta pela nomeação justa dos cidadãos aprovados em concursos públicos. Posicionamentos de campanha eleitoral devem ser colocados em outro local.

Por fim, gostaria de ratificar o que o Camarada Érico Albuquerque, proferiu em uma reunião com professores da rede pública do Estado, “Não é interesse nosso, da CTB e do Partido Comunista do Brasil, que lutamos pelo socialismo, que o Governo Popular dê errado, se este governo der errado, teremos a volta do PSDB, vamos ter Mário Couto, Jatene...e nós não queremos isso, isso seria um retrocesso na nossa luta, temos sim que fazer que esse governo dê certo, para avançarmos ainda mais, na busca de um governo para o povo”. E sabendo que o PT não faz um governo para o o povo ainda, devemos colaborar na construção de um projeto político que seja continuado, e que não seja interrompido.

Parabéns aos avanços na luta dos concursados, continuarei na luta ao lado de vocês enquanto a bandeira da associação for a justiça e a nomeação dos concursados. E assim como eu, eu sei que há muito outros que sabem o por quê estão lutando.

Um Abraço.

Prof. Nairo Bentes