quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sei que só os taxistas conversam sobre eleição agora, mas...

Como disse uma vez o Camarada Mauro Panzera em seu blog, nesse período de julho até a metade de agosto "só os caras que trabalham com política e os taxistas conversam sobre eleição..."

E talvez seja verdade, só que como eu vivo a política entre militantes, sou militante, sou professor, professores conversam sobre política a todo momento, mesmo que não queiram, e até aqueles meus amigos ou amigas que não gostam muito de política, se sentarem numa mesa de bar não escapam de falar, mesmo que rapidamente, sobre política, às vezes até sem perceber. Aí acabo pensando que todomundo pensa política o tempo todo.

Bom, como eu vivo política, tenho um trabalho com forte responsabilidade política, e até minha atual atividade acadêmica requer compromisso político. Não há como fugir...

Porém acho oportuno apresentar, aos meus amigos e a meus leitores e leitoras que talvez eu nem conheça, o projeto político que estou envolvido nesse período eleitoral. A candidatura a Deputada Estadual da Professora Eva Navegantes.

Eva é jovem, militante e trabalhadora. Participou do movimento estudantil, no período da universidade, é pedagoga formada pela UEPA, e hoje é professora da rede estadual de ensino, onde, como outros vários de nós professores, se empenha no seu papel como professora de crianças e jovens e luta pela valorização profissional e por uma escola pública melhor.

Tenho outras coisas pra falar de Eva, pois conheço ela desde o tempo em que eu era presidente do DCE-CEFET-PA. Mas aos poucos vamos conversando sobre isso. Por hora falo somente que ela é uma pessoa que eu confio. E gostaria de contar com apoio das pessoas que confiam em mim politicamente, para apoiá-la também.

Eva nunca foi candidata a Deputada antes, mas é militante dos movimentos sociais há tempos, este ano cumpriu tarefa importante na tomada de consciência política dos trabalhadores em Educação, passando em várias escolas comigo, esclarecendo sobre a necessidade de se lutar pelo PCCR da categoria, e fortificando o movimento do Sintepp através da CTB/PA. Nossa missão é mostrar, aos que se preocupam com a qualidade da Educação pública, aos que admiram a luta popular da juventude e da emancipação da mulher, mostrar a todos que Eva é candidata, pois com certeza cumprirá um bom trabalho. Só age com o povo, quem é do povo. Só sabe as necessidades do trabalhador, quem é trabalhador.

Nossa caminhada está começando, quem tiver interesse em conhecer mais sobre a nossa candidatura, pode falar comigo, pelo blog, por email, por orkut, ou por telefone.

Esse ano eu voto e peço o voto de meus amigos para

Professora Eva para Deputada Estadual

Vote 65113 !!! Junto com você!!!

Visite o Blog da Eva: http://evanavegantes.blogspot.com/

Clique e Acesse o perfil e comunidade dela no ORkut. Adicione à vontade!!

Um abraço a todas e todos!!

Prof. Nairo Bentes

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sobre o Blog...

Criei este espaço já faz mais de três anos, mais precisamente passei a alojar no blogspot em 31 de agosto de 2007, então no próximo 31 de agosto faço 3 anos neste provedor de blog. Não criei este espaço aqui com o objetivo de divulgar nada, nem fatos da minha vida, nem da vida de ninguem ou de nenhuma entidade. Criei sim com o objetivo de discutir, debater, dialogar, e até... polemizar, e esclarecer algumas coisas é claro, o que faço agora.

Vez ou outra coloquei algumas informações que acho pertinente colocar, desde divulgação de palestras até a aniversários de pessoas próximas, mas sempre mantendo a mesma linha de publicação. O fato de administrar este espaço aqui e ninguem visitar, para mim não haveria razão da existência dele. O que me atrai é discutir opinião, debater... aprender....

Ultimamente pouco tenho postado, mas este ano procurei melhorar, como vi que muita gente estava visitando e lendo o que escrevo, procurei ser mais frequente nas postagens, entretanto temos nossos compromissos pessoais, políticos e acadêmicos que nos fazem não priorizar tanto este espaço.

A respeito das postagens, gosto quando elas tem respostas, comentários, que podem ser, ou diretamente no blog, ou na mesa de bar com amigos, ou por email... e essas respostas eu tenho.

Concordando ou discordando.

Gosto sobretudo que cheguem diretamente a mim, sem chorosidades ou desgostamentos.

Um abraço a todos os camaradas, vulgarmente chamados de meus irmãos!

Prof. Nairo Bentes

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sucesso e bom trabalho!!

Eleição 2010. Esse ano para mim está sendo muito importante, é um ano de afirmação. Afirmação política, afirmação profissional, afirmação pessoal. No meu segundo ano de mestrado, coloco como primeira prioridade escrever minha dissertação. Esse ano é especial também por conta da eleição é claro. É a segunda eleição em que participo ativamente em uma campanha específica. O Partido Comunista do Brasil agora tem outra estratégia, lançamos vários candidatos à Deputado Estadual, diversos Líderes estudantis, comunitários, trabalhadores, jovens, mulheres, homens. Lutadores em geral. No total são 61 candidatos. Começou dia 6 de julho a campanha de fato, todos se apresentam a seus amigos pra dizer “Eu sou candidato”. Boa sorte a todos os 61 candidatos e candidatas a Deputado Estadual do PCdoB. Sucesso e boa sorte ao Jovem e Trabalhador Jorge Panzera, nosso único candidato a Deputado Federal.

Satisfação!

Prof. Nairo Bentes.

Abaixo o número e nome dos nosso candidatos.

CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL DO PCDOB

6565 - Jorge Panzera

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL DO PCDOB

65.000 - Nel ou Nel Guimarães 65.005 - Prof. Ataíde 65.007 - Orlando Santos 65.010 - Rai dos Santos 65.012 - Marquinho ou Marcos Almeida 65.013 - Capim do Sindicato ou Lula 65.018 - Itamar Monteiro ou Itamar 65.065 - Jair ou Jair 65065 65.100 - Zenóbio da Ilha 65.113 – Prof. Eva Navegantes

65.121 - Luis Carlos 65.123 - Antonio Oliveira 65.300 - Wanja Lobato 65.133 - Ana Nabiça 65.147 - Luis Antônio ou Luis Dentista 65.165 - Paulo Fonteles 65.169 - Jorge Farias 65.180 - Lia Menezes 65.190 - Perpetua ou Perpetua Picanço 65.192 - Vera Lacerda 65.200 - Patrício do Fusca 65.222 - Ivan Tavares 65.234 - Amigo Eloi 65.265 - Zilma de Souza 65.279 - João Rodrigues 65.333 - Prof. Anderson Maia 65.345 - Wilma Alexandre ou Wilma 65.365 - Mario Brito 65.412 - Branca 65.428 - Luzia Canuto 65.430 - Everaldo da Comunidade 65.432 - Bruno Rocha 65.434 - Roberto Martins 65.444 - Filho Coragem 65.456 - Ernandes da Farmácia 65.465 - João Paiva 65.500 - Robson ou Robson Marques 65.513 - Manoelzinho ou Manoel Santos 65.600 - Pelé do Sindicato 65.613 - Leila Marcia 65.643 - Conselheiro Apináges 65.650 - Janilce Maia 65.651 - Henos Silva 65.654 - Regiane do Socorro 65.659 - Lucio Solano 65.678 - Antonio Lima 65.720 - Edivaldo ou Edivaldo Braga 65.765 - Carlos Lima ou Primo 65.777 - Rildo Jastes 65.789 - Manoel Paiva 65.813 - Sara ou Sara Pinheiro 65.483 - Deborah Franco 65.888 - Edegar do Incra 65.999 - Apio Sarmento 65.713 - Zito 65.555 - Ginelda 65.580 - Roquevam do Mab 65.655 - Antonia Botelho 65.656 - Armênio ou Armênio Souza 65.015 - Naza ou Naza Paixão 65.111 - Zeca Luzia

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Agora é Campanha!!! e Feliz Aniversário!!!

Pouco falei de Copa do Mundo aqui, mas, como o Brasil foi eliminado pelos laranjas, agora a atenção de todos se volta para as eleições 2010. Como este blog está cada vez mais visitado e eu tenho feito postagens mais frequentes, agradeço a todos que ajudam a divulgar este espaço, continuem divulgando!! Nesta sexta-feira que passou, quem comemorou aniversário já em ritmo de eleição foi o Professor e Camarada Carlos Lima, vulgo Primo, a festa foi no Salão da Tuna Luso Brasileira e contou com a presença de mais de 100 convidados que curtiram a noite ao som de Cleide Moraes e Banda Ver-o-peso. Carlos Lima é Professor de filosofia da rede Pública Estadual e Municipal, faz parte do Núcleo Sindical de Base de Trabalhadores em Educação da CTB/PA. Militante do PCdoB que tem história nos movimentos sociais paraenses. Quando a campanha tiver liberada, amanhã já estará, colocaremos o número dele em divulgação para os seus eleitores. Valeu Primo!! Viva o PCdoB!! Prof. Nairo Bentes

sábado, 3 de julho de 2010

"Acredito Que Viver Significa Tomar Partido."

Apesar de criticar algumas ações do governo Lula, a Revista Carta Capital em seu Editorial desta semana, se posiciona no artigo intitulado: "Por que apoiamos Dilma?" e justifica seu posicionamento. Acho que a todas e todos que lêem este blog, com alguma dúvida que tiverem, inclusive se votam em Ana Júlia ou não, se sentirão motivados a se posicionar. Parabéns aos editores da Carta que, ao contrário de revistas que fingem uma neutralidade e tentam influenciar a opinião pública em suas matérias, adotam uma postura digna de admiração.
Todos com Dilma!
Nairo Bentes
Abaixo o editorial da Carta Capital desta semana.
Por que apoiamos Dilma?
Por Mino Carta, em Carta Capital Resposta simples: porque escolhemos a candidatura melhor. Guerrilheira, há quem diga, para definir Dilma Rousseff. Negativamente, está claro. A verdade factual é outra, talvez a jovem Dilma tenha pensado em pegar em armas, mas nunca chegou a tanto. A questão também é outra: CartaCapital respeita, louva e admira quem se opôs à ditadura e, portanto, enfrentou riscos vertiginosos, desde a censura e a prisão sem mandado, quando não o sequestro por janízaros à paisana, até a tortura e a morte. O cidadão e a cidadã que se precipitam naquela definição da candidata de Lula ou não perdem a oportunidade de exibir sua ignorância da história do País, ou têm saudades da ditadura. Quem sabe estivessem na Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade há 46 anos, ou apreciem organizar manifestação similar nos dias de hoje. De todo modo, não é apenas por causa deste destemido passado de Dilma Rousseff que CartaCapital declara aqui e agora apoio à sua candidatura. Vale acentuar que neste mesmo espaço previmos a escolha do presidente da República ainda antes da sua reeleição, quando José Dirceu saiu da chefia da Casa Civil e a então ministra de Minas e Energia o substituiu. E aqui, em ocasiões diversas, esclareceu-se o porquê da previsão: a competência, a seriedade, a personalidade e a lealdade a Lula daquela que viria a ser candidata. Essas inegáveis qualidades foram ainda mais evidentes na Casa Civil, onde os alcances do titular naturalmente se expandem. E pesam sobre a decisão de CartaCapital. Em Dilma Rousseff enxergamos sem a necessidade de binóculo a continuidade de um governo vitorioso e do governante mais popular da história do Brasil. Com largos méritos, que em parte transcendem a nítida e decisiva identificação entre o presidente e seu povo. Ninguém como Lula soube valer-se das potencialidades gigantescas do País e vulgarizá-las com a retórica mais adequada, sem esquecer um suave toque de senso de humor sempre que as circunstâncias o permitissem. Sem ter ofendido e perseguido os privilegiados, a despeito dos vaticínios de alguns entre eles, e da mídia praticamente em peso, quanto às consequências de um governo que profetizaram milenarista, Lula deixa a Presidência com o País a atingir índices de crescimento quase chineses e a diminuição do abismo que separa minoria de maioria. Dono de uma política exterior de todo independente e de um prestígio internacional sem precedentes. Neste final de mandato, vinga o talento de um estrategista político finíssimo. E a eleição caminha para o plebiscito que a oposição se achava em condições de evitar. Escolha certa, precisa, calculada, a de Lula ao ungir Dilma e ao propor o confronto com o governo tucano que o precedeu e do qual José Serra se torna, queira ou não, o herdeiro. Carregar o PSDB é arrastar uma bola de ferro amarrada ao tornozelo, coisa de presidiário. Aí estão os tucanos, novos intérpretes do pensamento udenista. Seria ofender a inteligência e as evidências sustentar que o ex-governador paulista partilha daquelas ideias. Não se livra, porém, da condição de tucano e como tal teria de atuar. Enredado na trama espessa da herança, e da imposição do plebiscito, vive um momento de confusão, instável entre formas díspares e até conflitantes ao conduzir a campanha, de sorte a cometer erros grosseiros e a comprometer sua fama de “preparado”, como insiste em afirmar seu candidato a vice, Índio da Costa. E não é que sonhavam com Aécio... Reconhecemos em Dilma Rousseff a candidatura mais qualificada e entendemos como injunção deste momento, em que oficialmente o confronto se abre, a clara definição da nossa preferência. Nada inventamos: é da praxe da mídia mais desenvolvida do mundo tomar partido na ocasião certa, sem implicar postura ideológica ou partidária. Nunca deixamos, dentro da nossa visão, de apontar as falhas do governo Lula. Na política ambiental. Na política econômica, no que diz respeito, entre outros aspectos, aos juros manobrados pelo Banco Central. Na política social, que poderia ter sido bem mais ousada. E fomos muito críticos quando se fez passivamente a vontade do ministro Nelson Jobim e do então presidente do STF Gilmar Mendes, ao exonerar o diretor da Abin, Paulo Lacerda, demitido por ter ousado apoiar a Operação Satiagraha, ao que tudo indica já enterrada, a esta altura, a favor do banqueiro Daniel Dantas. E quando o mesmo Jobim se arvorou a portavoz dos derradeiros saudosistas da ditadura e ganhou o beneplácito para confirmar a validade de uma Lei da Anistia que desrespeita os Direitos Humanos. E quando o então ministro da Justiça Tarso Genro aceitou a peroração de um grupelho de fanáticos do Apocalipse carentes de conhecimento histórico e deu início a um affair internacional desnecessário e amalucado, como o caso Battisti. Hoje apoiamos a candidatura de Dilma Rousseff com a mesma disposição com que o fizemos em 2002 e em 2006 a favor de Lula. Apesar das críticas ao governo que não hesitamos em formular desde então, não nos arrependemos por essas escolhas. Temos certeza de que não nos arrependeremos agora.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ENEM 2010

Pra moçada que foram meus alunos e alunas no Abelardo Conduru e Honorato Filgueiras, tô com saudade de dar aula em Mosqueiro, mas ano que vem eu volto!!!! Com tudo!!!
Uma dica aih para todos e todas, a inscrição do ENEM 2010 está aberta até 9 de julho!!! Falta pouco, é bom cada um fazer logo a sua. O ENEM atualmente é uma grande porta de entrada na Universidade, tanto pública quanto particular.
Pra fazer a inscrição bastar ir no site: http://enem.inep.gov.br/index.php A inscrição é no valor de 35 reais. É isento de pagamento aquele aluno que estiver concluindo o Ensino Médio em 2010. E também são isentos alunos que declararem carência, isto é, declararem ser membros de família de baixa renda ou estarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Boa Sorte aos meus queridos alunos e alunas!!! Precisando é só chamar!
Prof. Nairo Bentes