sexta-feira, 2 de maio de 2008

O Fenômeno Lula e o meu "eu" petista.

Domingo fui ver o jogo Botafogo x Flamengo, primeiro jogo da final do carioca, como os bares estavam lotados acabei indo na casa de um amigo, este estava dormindo, mas fiquei conversando com a mãe dele, tomando umas cervejas, em meio a variados papos, sobre família, futebol, cerveja e infância, surge a política. Que começa com a pergunta da mãe de meu amigo: “Nairo, tu continuas petista como antes?”
- Eu nunca fui petista. - (ela só me olhou) Repeti – Eu nunca fui petista.
Isso pra mim é um afronto, uma ofensa, sei lá. Então, mais de 60% da população eleitoral brasileira é petista, pois esta é a taxa de aprovação do governo Lula.
Nós estávamos tomando cerveja. Não lembro como o assunto mudou de PT pra Lula, lembro que eu disse: “mas o Lula é um fenômeno, ninguém ganha do Lula!”. Só me olhou novamente, como dizendo: “ainda és petista”. Continuei dizendo que o Lula não tem oposição, teve aquela onda de mensalão, até eu critiquei, mas é uma coisa que se supera, acontecia antes com a tucanada.
Continuando, falei: sim, “o Lula não tem oposição, na atual conjuntura até o PSDB apoiaria o Lula, não apóia porque ficaria estranho, ou porque ainda o Poder é mais importante”. A briga pelo Poder é impressionante, vai além de desejar implantar projetos políticos ou propostas de sociedade, é pelo Poder mesmo, tipo quando no orkut pergunta-se: o que me atrai? Reposta: poder. Ainda vou mandar um texto aqui sobre o poder, uma reflexão.
Comentei também que nesta semana o Lula e o Serra iniciaram uma Campanha Nacional de vacinação em São Paulo (foto), e que aquilo era o símbolo do que o governo lula representa hoje, não o PT mais o Lula mesmo. A mãe de meu amigo disse: “e tu está achando lindo isso”, como quem diz, tu ainda quer dizer que não é petista. “Não, não tô achando lindo, mas é a verdade, o Lula é um fenômeno. E Não sou do PT, nunca fui. Sou do PCdoB. Mas o Lula é um fenômeno, não se pode negar, ta bom pra todo mundo, não tem oposição, quem não gosta é porquê, ou quer o poder, ou dinheiro através de emprego político, ou por puro preconceito com um ex-operário. Pra ganhar do Lula não tem. Não que eu ache ele o cara, mas ninguém ganha-o”.
Só me olharam e mudaram de assunto. Melhor que Lula só seria Aldo Rebelo, mas o Lula é um fenômeno.
Nairo Bentes

12 comentários:

Danillo disse...

A onda é votar NULO, como eu iheheeiehehiehehiehiehheeieh

Unknown disse...

É, Lula deixou de ser o PT, mas o PT é hoje apenas o Lula.

Nós somos o futuro, sem Lula e sem PT, somos a luta de uma sociedade mais justa e mais igual.

Viva o socialismo! Viva o PCdoB!

Nairo Bentes; disse...

"Lula deixou de ser o PT, mas o PT é hoje apenas o Lula"
boa consideração maíra, e a sociedade, no mínimo, menos desigual.

Anônimo disse...

não sou a favor do socialismo, tampouco do capitalismo.
O que o governo lula aplica hoje no país eu chamaria de neosocialismo (se assim se pode chamar). Mas quem desponta atualmente para concorrer a presidência, e isso o PT tem que se preocupar é Aécio Neves, tanto que o PT de minas quer se aliar ao PSDB, o que foi negado pela organização nacional.

Me desculpem aqueles que discordem, mas a política está deixando de ser partidária.

Nairo Bentes; disse...

E será que o Lula quer quem para seu sucessor?
Assim como o Fernando Henrique rendeu-se a Lula em 2002.
Agora, Neosocialismo? humm...
A primeira etapa para o Socialismo?
Mesmo você achando que não se pode chegar à segunda etapa, ou terceira.
Pois, se está muito mais próximo de um capitalismo,se não for o próprio, então, talvez pudéssemos chamar de um póscapitalismo brasileiro.
Obrigado pelas contribuições.

Nairo Bentes; disse...

Aproveitando o post e a discussão, por acaso li isso na uol hoje, é importante que leiam, segue o link.

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Nairo Bentes; disse...

o título que quero que leiam é:
"Lula cogita apoiar mais de um candidato em 2010"

Anônimo disse...

PORRA NAIRO , estais bebendo na fonte da revista VEJA ? estas analisando a conjuntura politica atual , esquecendo da construção historica do partido dos trabalhadores em cima do sindicalista e hoje presidente Lula!
o PT nairo é maior que o companheiro lula e ele mesmo reconhesse isso quando se coloca como mais um no partido lutando pela classe trabalhadora.Ja imaginaste o lula sem o pt ? pois eu ja imaginei o pt sem o lula ,levando em consideração o projeto politico do partido (socialismo) e não a personificação de um mito.
O partido comunista cubano deixará de existir apos a morte de fidel?
Eu ja ouvi boatos que o pc do b em belem não é mais nada sem o paulinho fonteles,e ai ?

PARTIDO,PARTIDO É DOS TRABALHADORES!!!

Anônimo disse...

Caro Nairo (companheiro ou camarada, não sei até onde posso lhe chamar dessa forma?).
É claro que o PT é maior que o Lula ou de qualquer outro companheiro do partido, mas é necessário reconhcer que, historicamente, não existe ainda macificado na cultura do brasileiro a proposta partidária em detrimento da "pessoa", mas o PT ( e o Lula, como queira), sempre se solidificou como uma construção coletiva dentro do partido e da sociedade com seu histórico de lutas que eu sei que você conhece - assim como o PC do B, temos q reconhecer. Porém, temos que reconhcer também que nunca lembro do Paulinho Fonteles reverberar as propostas stalinista do PC do B em nenhum ambiente público em lugar do discurso de "representação da juventude" que ele sempre vocifera. Então, temos que ter cuidado quando apontamos o dedo em direção a "alguem" e fazemos certas considerações, pois corremos o risco de estar apontando para um espelho.

Nairo Bentes; disse...

Tantos que são militantes, não pode-se imaginar em criticar A ou B, que logo dizem que tem VEJA e Arnaldo Jabor no meio. Não leio a VEJA, pois ela nada acrescenta nem questiona minhas idéias, apenas apresenta “algos” sem fundamentos, somente com seus objetivos claros. Agora, em que parágrafo que eu disse que o Lula é maior do que o PT, ou que o PT é menor do que o Lula? COPIE E COLE AQUI! Apenas destaquei uma consideração da Maíra reportando que tinha sido uma boa consideração, e foi, digna de reflexão, senão não geraria tais comentários. Nem comentei a histórica luta petista, de que não esqueço. Escrevi e dissertei aqui sobre uma conversa com uma senhora que tem simpatia por governos tucanos, e disse a ela sim, que se o Lula tem hoje toda a aceitação que tem, isto é um fenômeno. Não um “mito personificado”. Vocês estão me respondendo como se todos os cidadãos brasileiros tivessem consciência do projeto político do governo, que entendessem como seria um projeto de um governo socialista. E justamente, como disse o Romulo não existe na cultura do povo brasileiro “a proposta partidária em detrimento da pessoa”, e hoje muito menos. Atualmente essa questão está mais acentuada ainda, daí que eu digo que é um fenômeno.
O governo Lula tem aprovação da maioria? Sim! Mas não ainda, totalmente, pelo seu projeto.
P.S:
1. O PCdoB em Belém não é mais o mesmo, é MAIOR.
2. Se você for do PCdoB, então me chame de Camarada.
_______________________Nairo Bentes

Anônimo disse...

calma pelego tá brabo? em outro momento ou materia do teu blog,iremos continuar o nosso debate(estou espalhando para meus amigos do pt de esquerda o teu blog, espero que tu não maltrates os meus compas).
me liga ou manda o teu numero que eu não tenho !
IMAEL:leyhistoria@yahoo.com.br

Nairo Bentes; disse...

Tudo na paz,
não sou de maltratar ninguém,
faça isso, obrigado pela divulgação.