segunda-feira, 19 de março de 2012

Por que aprender tabuada, papai?

Uma coisa que muitos estudantes, crianças ou não, devem se perguntar é: por que cargas d’água, quando somos crianças, temos que decorar tabuada?
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Não vou nem dizer “aprender”, embora seja, pois o exercício da memória faz parte do aprendizado. Temos que decorar mesmo. Enquanto crianças, importante frisar.
Não vou falar aqui das dificuldades em matemática de alunos do 1º, 2º ou 3º anos, que insistem em querer utilizar a calculadora nos exercícios e nas provas de matemática.

A calculadora é um mal, mal que vicia. Já vi aluna do 3º ano do ensino médio fazendo conta do tipo 3x8 na calculadora. Que dificuldade uma pessoa pode ter em realizar o cálculo 8+8+8? Puro vício! Dependência! Pensa que não consegue fazer. A pessoa fica burra mesmo. 
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Vamos falar das dificuldades de um aluno da 6ª série. Afinal, a tabuada deve ser aprendida nas séries iniciais do ensino fundamental, na 6ª série, ou 7º ano, deve tudo já estar, senão na ponta da língua, na ponta do lápis e na mente. Lá na frente você vai ver que não decorou tudo, e sim, aprendeu como se faz.

Vamos pra 6ª série.

Na 6ª série o aluno aprende a resolver equações, tem seu primeiro contato com esse tipo de operação matemática. Ele não vai decorar: o que tá positivo, passa pro outro lado  negativo;  o que tá negativo, passa pro outro lado positivo; o que tá dividindo, passa multiplicando; o que tá multiplicando, passa dividindo. Ele vai aprender a balancear a equação; que toda equação tem dois membros equilibrados pelo sinal de igualdade. Vai eliminando um elemento de cada vez do primeiro membro até sobrar só o x. Acho que isso vocês não precisam aprender aqui, já devem saber.

E o aluno aprende a resolver uma equação... Não é difícil. Todo aluno aprende. Agora, se ele não tiver aprendido tabuada, de nada vai adiantar ele saber como resolver uma equação, se ficar errando continha.

Na imagem abaixo vocês veem um exemplo prático disso, o aluno sabia como resolver a equação, só errou as continhas...

A propriedade distributiva da multiplicação ele acertou (1ª linha). Se ele não tivesse errado “21 menos 6” (3ª linha) – que  talvez tenha errado por desatenção, ou não, pois não foi o único erro da prova – e depois ainda errou “27 dividido por 3” (5ª linha), se não tivesse errado essas continhas teria resolvido tranquilamente sua equação. 

Perdeu pra tabuada.
Perdeu pra continha.
Perdeu playboy. Perdeu. 

E assim os alunos chegam no ensino médio, quando têm que aprender função, análise combinatória, geometria espacial, estatística, etc. Se não se cuidarem, acabam perdendo pra continha!

Um abraço!
Prof. Nairo Bentes

Um comentário:

Anônimo disse...

porque aprender tabuada pra gente te um futuro melhor