quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alguem aí vota no 45?

Várias pessoas têm me perguntado a respeito do resultado das eleições. Outras têm indagado sobre o desempenho dos candidatos que apoiei e, em especial, do desempenho do PCdoB. Alguns até vieram a este blog logo nos dias seguintes para ver se eu tinha postado algum comentário. Confesso que até pensei em não comentar nada mais sobre eleições aqui. Mas foi rápido. Tantas postagens e pedidos de apoio não poderiam ser ignorados de uma satisfação e agradecimento.

Parabéns a Jorge Panzera, à Eva e a todos os candidatos do PCdoB que colocaram seus nomes à disposição e debateram suas propostas com o povo. Ainda temos possibilidades de sair dessa eleição com um parlamentar eleito.

Parabéns e obrigado a todos que fizeram parte da campanha de Eva e Jorge. São: Danyella Castilho, Thiago Barbosa, Daniele Garcia, Tony Pepê, Marcelo Sarraf, Josenildo Nascimento e vários outros que participaram dessa campanha. Obrigado também a todos que votaram em Eva e Jorge.

Para Presidenta e Governadora teremos 2º turno. Em um texto anterior, publiquei um diálogo com um amigo, onde afirmo que voto em Ana Júlia, fiz isso em outros textos também, e reafirmo: Mesmo com as limitações que teve o Governo Popular, mesmo com os erros cometidos. Jatene com sua trupe seria bem pior. Não realizaria concursos, não terminaria as obras dos Hospitais Públicos, não teria diálogo com os trabalhadores e congelaria salários de servidores. Entre outras tantas coisas....

Jatene teve 1.720.631 votos. Para ganhar a eleição, agora no segundo turno, precisa somente manter seus votos e acrescentar mais a quantidade de votos de Cleber Rabelo do PSTU por exemplo, que fez 41.514 votos. É pouco? Mas Jatene ainda vai perder muitos votos que teve no primeiro turno.

Quem votar nulo estará contribuindo para a vitória de Jatene, pois além de diminuir o número de votos válidos, estará diminuindo a quantidade de votos da oposição de Jatene.

Como disse uma leitora do blog em um post anterior “votarei na Ana Julia na esperança de que o Estado ainda possa melhorar!!!”

Existem dois caminhos. Ou o Jatene volta e quebra o Estado, privatizando estatais e explorando e congelando os salários dos trabalhadores do serviço público, vide suas próprias propostas para estes. Ou, damos continuidade a um governo que tem possibilidade maior de diálogo com os trabalhadores, que se preocupa mais com o povo, que executa políticas públicas para o Estado crescer.

Eu também voto Dilma Presidenta, voto 13. Para as mudanças que aconteceram no País na última década, aconteçam ainda em maior escala. Não precisamos de uma mudança no rumo do crescimento agora. Precisamos intensificar, aumentar, sacudir o ritmo que já estamos crescendo.

Eu também voto Ana Júlia 13.

Alguem aí vota no 45?

Fiquem a vontade para comentar!!!

Att.

Prof. Nairo Bentes

P.S: Obrigado às 5.000 vistas recebidas neste blog.

11 comentários:

Unknown disse...

Nairo, teus comentários sobre o PSDB estão muito tendenciosos. O plano de governo não visa nenhuma privatização estatal muito menos congelamento dos salários dos servidores.

Apenas ver que nos outros estados com governo do PSDB não houve privatização, nem menção disso no plano de governo. Enquanto aqui houve um boato de que queriam privatizar a COSAMPA com o apoio da governadora. (apesar do boato ser falso)

Além do mais nem sempre privatizar é uma coisa ruim. No caso da Vale foi um mal negócio, agora nas telecomunicações foi um sucesso absoluto. Basta ver o crescimento do acesso a telefonia fixa, móvel e a internet.

E me pergunto até hoje porque o governo que criticava tanto essa política não reestatizou as empresas? Na cláusula contratual permite que isso ocorra, levando-me a acreditar que ele é de acordo com essa política ou ao menos pela manutenção dela.

abraços

Nairo Bentes; disse...

Dimitri, já esperava um comentário teu. Na verdade tive até a vontade de provocar tal. Se não o fiz. Então, não há diferença entre projetos políticos mais? A estratégia política de governar não é através do Estado mínimo, forte e sem responsabilidade na economia? Não pregam o liberalismo econômico e a liberdade e opressão no mercado?
Não vão implantar uma política de mérito que favorece uma competitividade desleal e alcança menos 20% dos trabalhadores, coagindo a luta classista?

Um abraço!

Anônimo disse...

É meu amigo, quem vota no Jatene por que entende as premissas do PSDB é uma coisa, deve saber que as privatizações fazem parte do pacote, agora, quem vota em Jatene porque acha que ele pode fazer melhor, ou tem memória curta ou não tem consciência das verdadeiras mudanças pelo qual passou o Pará com Ana Júlia, que assim como Lula, colocou em prática o funcionamento de hospitais, escolas, etc... pra quem realmente fazia falta. Ah, quanta a telefonia no Estado, putz! Tá uma zona! e cara, bem aos moldes tucano!
Um abraço!

Karla disse...

Voto 45 com muito orgulho!

Unknown disse...

Há diferenças sim, claro, mas aos poucos ela tendem para um ponto em comum. A exemplo, houveram traços de política neoliberal tanto no governo passado quanto no atual, mas nem por isso podemos dizer que o trabalhismo e a social-democracia são neoliberais.

Não houve irresponsabilidade fiscal em geral, pelo contrário, a inflação que antes era de 16% ao mês caiu para pouco mais de 4,5% em média ao ano. Não achei, tbm, esse governo irresponsável no geral, no entanto as obras do PAC com empréstimo pesados do BNDES nos ultimos 2 anos assustam um pouco e demonstram um descontrole orçamentário.

Quanto a meritocracia, acredito eu sim que ela deva existir em todo estado representativo, como é uma republica, doutra forma não haveriam eleições e os representantes seriam apenas sorteados ou ditados pelo sangue. Obviamente que com essa doutrina o estado tem que gerar condições de desenvolvimento para que as pessoas sigam seu próprio caminho e aquele mais determinados consigam seus objetivos, sem marginalizar as pessoas.

Abraços.

Unknown disse...

Caro Nairo a vontade que tenho é de não votar em ninguém pelo descontentamento que tive com o governo do PT, porém só me resta ainda ter esperança que alguma coisa possa mudar pq pelo menos esse ainda é um governo aberto ao contrário do que tivemos a algus anos atrás.

Prof. Natasha Lopes disse...

é uma pena que mtas pessoas que acompanham o blog teham esse tipo de visão. Realmente tem que se admitir que o Governo do PT não fez as grandes mudanças que a sociedade esperava, porém tem avançado SIM, e só não enxerga isso quem não faz questão de ver!
Eleger os tucanos novamente, vai ser voltar em um tempo que o Pará não tem saudades, vai ser retroceder na história e nas melhorias!
Eu voto 13 no Pará e no Brasil!

Érika Fares disse...

Égua, ler um eleitor do PSDB querendo mostrar o quanto o seu governo se aproximou do PT é a cereja de cima do bolo.
Ainda bem que não fui eu quem disse, rsrsrs...
Mas olha, deixe de ser mal e querer responsabilizar aos eleitores que se negam a ficar pensando em quem seria o menos pior a eleger, como os responsáveis pela possível eleição do mala e corrupto do Jatene.
Pq a responsabilidade disso é inteira do PT que fez um governo autoritário e desastrado. Isso pra não fazer o debate da falácia das eleições e da democracia representativa.
Existe sim outra via, é a crença na organização dos trabalhadores, que ao acreditar na sua capacidade de empoderação poderão finalmente libertar das amarras que os prendem a "representantes".
VOTO NULO É VOTO LIBERTÁRIO!!!

paraensenato disse...

a èrika (que eu não conheço) disse td: é besteira ficar culpando os eleitores "despolitizados" (como eu já fui taxado) pela provável vitória de simão jatene. o povo vota em quem faz bom governo, e isso definitivamente o pt não fez aqui no pará. o que pensar de uma governadora que tinha a máquina estadual e federal em suas mãos e teve que implorar por votos para poder chegar ao segundo turno? só posso pensar que ela é ruim demais, muito fraca.
detalhe, não estou dizendo que vou votar no jatene, nem ana julia, meu voto por enquanto, ainda nao tem dono.

um último comentário: vejo nos defensores de ana julia a figura daquela mulher sofrida, que casou com um homem q a prometia muito felicidade, mas que depois do casamento mudou totalmente e so lhe dá tristeza, porrada. mas, ela, cega de amores, sempre acha que uma segunda chance é possível.

ou será que os trabalhadores do pará não sonharam com uma vida de felicidades sob o comando estadual do pt? etd o q tiveram foi muita porrada ( os professores q o digam) e tristeza.

abraços

Anônimo disse...

Concordo sim no que fala e não voto em 45,por que sei o que passei com esse gorverno,não foram 4 anos e sim 12 anos e Ana julia fez mais do que eles e jatene,e quando ela pegou o governo estava sucateada

Anônimo disse...

Dimitri.

Desde quando um governo do PSDB segue plano de governo? Só usam para iludir os menos esclarecidos.
A intenção desses tucanos é privatizar algo da nação, que dá para encher os bolsos. Nos estados dá muita dor de cabeça e pouco dinheiro.