terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Brasil no PISA e Haddad: O "Ministro da Saúde"


Hoje pela manhã assisti ao Bom Dia Brasil. Para ver os grandes comentários sobre a política-econômica do país da grande jornalista e comentarista política Miriam Leitão. Aff! Lembrei de uma cena que acontecera comigo ainda na escola, no Ensino Fundamental. Uma professora, não lembro qual, perguntou à turma o seguinte: A Televisão traz informações falsas?
Eu, como quase toda turma, respondi que não. A média da turma era de 11 ou 12 anos eu acho. Ainda teve gente que gritou: NÃÃÃÃOOO!!!! Lembro que teve uma aluna que olhando para sua colega falou: Ê, claro que traz!
E a professora falou: É, traz! E começou a falar, que “a televisão é feita por pessoas que assim como cada um de nós tem uma opinião. Que a mídia emite uma opinião que pelo seu poder acaba por se tornar a opinião da maioria”. Também pondero, se hoje a mídia já influencia bastante as pessoas, o que dirá antigamente que não tínhamos uma possibilidade de informação alternativa, dados os exemplos de blogs como este vocês lêem agora?
Abaixo o comentário da Miriam sobre o desempenho do Brasil no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

 

O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas - considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.
O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.
O investimento em Educação no Brasil deve aumentar. Uma vitória já é a aprovação da Lei que assegura que 50% dos recursos do Pré-Sal sejam investidos em Educação. Temos ainda que lutar pelo aumento para 10% do investimento do PIB em educação. E aumentar o investimento constitucional na Educação, que atualmente versa:

Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Voltando a falar da Rede Globo. Ela cometeu uma grande gafe durante a matéria. No pronunciamento de Fernando Haddad, colocou como legenda Ministro da Saúde.
#AGloboMente e #AGloboNãoTáPreocupadaComOBrasil

Um abraço a todas e todos!!
Nairo Bentes

4 comentários:

Nairo Bentes; disse...

7454

@MarcelaUNE disse...

Melhor do que isso, foi ver a "verdade" dita pela tal comentarista que responsabilizou o governo federal pela fuga de traficantes no morro do alemão. Afinal, a tubulação usada para fuga eram de obras do PAC Saneamento. Se não fosse trágico, seria cômico.

Nairo Bentes; disse...

só no Fantástico mundo de Miriam Leitão mesmo, os traficantes devem ter ficado tão eufóricos com tal obra do PAC, uhahuauhuha E ver esse tal do Renato Machado dizendo, "Miriam Leitão mas que número horroroso!!!" depois ele deve ter se perguntado: "Ficou boa minha cena?"
Se o Brasil dobrar seu índice de crescimento chegará já na próxima avaliação 467 pontos!

maria luciana disse...

Fiz o meu Tcc SOBRE MARKETING POLITICO, o tema era como o marketing influenciou na reeleição de lula, fiquei surpresa ao constatar o poder de influencia da televisão na vida das pessoas, talvez se tivessemos uns programas e umas entrevistas melhores conseguissemos colocar um pouco mais de cultura na vida das pessoas.