sexta-feira, 28 de outubro de 2011

#ArnaldoJaborRacista?


Ontem, em um longo papo no msn, conversei com um amigo sobre os últimos acontecimentos políticos. Não vou entrar em detalhes da nossa conversa. Foi longa! Ele me disse que as pessoas defensoras de Orlando Silva respondiam com agressividade quando questionadas sobre o suposto desvio de recursos públicos.
É meu amigo. Infelizmente algumas pessoas não conseguem dialogar. Pergunta-se: porque o Orlando saiu mesmo não sendo culpado (segundo ele próprio e o PCdoB)? Resp: Saiu pois, se culpado ou inocente, é melhor que as investigações ocorram sem desgaste do Governo Dilma. É uma estratégia política. Mesmo se sabendo inocente, Orlando e o PCdoB inteiro, sabem que se ele continuasse como ministro só prejudicaria a imagem do Governo perante a sociedade. Ah! E do partido também.
Então, afasta o cara que é melhor. Se ele for inocente... que prove isso aí fora.
Eu estava tuitando numa boa agora, e vi a hastag – é assim que se escreve? hastag #ArnaldoJaborRacista. E fui ver do que se tratava, a fonte que utilizei foi o site do Vermelho na matéria intitulada “Jabor destila racismo contra Orlando e é rechaçado noTwitter”.
Então vi, que além de ter falado mal da UNE e do PCdoB, Jabor proferiu, na Rádio CBN, a expressão: "Amigos ouvintes, finalmente, o Orlando Silva caiu do galho. Depois dessa declaração o comentarista caiu na “boca do Twitter” e o #ArnaldoJaborRacista bombou nas redes sociais!!

Caros leitores, venho lhes dizer, não tenho simpatia alguma por Arnaldo Jabor. Na verdade, às vezes eu até acho ele engraçado, acho até que ele poderia sair do Jornal Nacional e fazer parte do Zorra Total, fazendo uma dupla com a Dilmaquinista. Enfim, também não tenho nada contra o cara.
Porém, ao contrário de muitos, não vi racismo nas palavras dele. A expressão “cada macaco no seu galho” é usada sem fazer referência nenhuma à questão racial, e assim foi a forma como Arnaldo Jabor a usou...
"Égua, Nairo! Estás defendendo o Arnaldo Jabor, cara?"
Não, caros leitores, apenas mostrando meu entendimento. Cada ministro está num galho, e o Orlando Silva caiu do dele. A referência que Jabor fez, foi em analogia ao ditado popular, e não querendo se referir à cor do ministro. Todavia, nesse momento de efervescência política, cada um entende o que é melhor pra retrucar.
Falando sobre racismo, às vezes, a mesma palavra pode ser ou não racista. Vejam como exemplo um amigo falando pro outro:
- Fale meu preto! Como estás?
Em outra situação se o amigo tivesse mordido poderia falar assim:
- Seu preto fedido! Você me paga!
Ou seja, na primeira situação foi usado o termo “preto” sem racismo. Já na segunda situação, há uma dose grande de racismo. Concordam?
Assim o Jabor, tá lá no galho dele, com gente torcendo pra ele cair de lá.
Um grande abraço!
Prof. Nairo Bentes

2 comentários:

Marco Antonio Rodrigues disse...

Este arnaldo jabá é primo irmão do wilia waak, espião dos eeuuaa.
O pensamento dessa gentalha é: foda-se o BRASIL, meu patrão é o bush, clinton, petroleiras estrangeiras.

Anônimo disse...

Eu também acho que não houve racismo nas palavras dele. Se as pessoas que acharam forem assim com quaisquer palavras usadas, estão ferradas.

Laís Bentes.