Uma hora de ônibus, no mínimo, por dia, serviria ao menos para refletir, uma caminhada também seria bom.
Por que a qualidade do ensino público no Brasil não é boa?
Imagine uma escola pública no centro ou na periferia de Belém, em que nela também se valha o chargão de que escola pública não tem qualidade, não tem compromisso, não há a responsabilidade com o aprendizado. Nesta escola, que funciona com 16 turmas de ensino médio e 8 de ensino fundamental, existem alunos interessados e desinteressados, como em qualquer outro lugar. Elencar motivos para que a escola não funcione como deveria é bem fácil. Desinteresse dos alunos, desmotivação do professor, problemas na estrutura familiar dos alunos, existem infinitos motivos para explicar uma situação, infinitos motivos, justamente para tornar-se quase impossível a sua superação. Se uma escola privada estivesse com algum problema que interferisse no processo ensino-aprendizagem, procurar-se-ia tal problema e resolver-se-ia pontualmente. Na escola pública não, o mistério é achar milhares de problemas e não saber qual resolver primeiro, nem como. Qual a solução? A solução é ser simples e objetivo, que problemas dão problemas? Quais são possíveis a escola resolver internamente? Quais necessitam de intervenção estatal? Deve-se começar a encarar a Educação como um bem. Como um pró! Uma solução e não um problema. Qualidades que dedico a qualquer gestor são: Liderança, capacidade de resolver problemas, autoridade e transparência.
Boa Sorte!
Nairo Bentes
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