Saudações caros leitores e leitoras ;) eu sempre demoro pra escrever, mas há tantas outras prioridades nessa vida de estudante e trabalhador, que algumas não são feitas.
Sabe aqueles finais de semana que tiramos para conversar, descansar e bater bons papos ao lado de pessoas agradáveis? Longe de trabalho e de preocupações... para tomar um vinho, uma cerveja, ou, pra quem prefere, um guaraná antártica ou um suco de laranja.
Eu tava na casa de um casal de amigos, sábado à noite, comendo pizza e tomando cerveja. Ah! e ouvindo música boa, Raul, Pedra Letícia, Stereoscope ou Nilson Chaves. Nem lembro, tanto faz...
Estávamos no início (...) no meio (...) ou quem sabe no final da noite. Na verdade quando a noite é boa, não tem início, nem meio, nem fim. É uma coisa só, define-se somente o antes, o durante, e o depois da festa, que é o dia da ressaca. Ou, como diz sempre, às segundas-feiras, Edgar Augusto: “Dia Internacional da água gelada”.
Enfim, em meio a variados papos e copos, sobre família, casamentos, bicicletas, trabalho, mestrado, política, partidos.... Meu amigo pergunta, após conversarmos sobre questões de militância política: “E tu cara? Acredita mesmo nessa história de socialismo?”
Confesso que fiquei por alguns poucos segundos somente olhando, e pensando, é... “não podemos querer que todos acreditem na possibilidade de socialismo”. E naquela fração de segundos refleti (o que é fato): [o socialismo não será construído apenas com as pessoas que lutam por ele, a sociedade socialista é, ou será, composta e formada por todos àqueles que são a sociedade. Todos nós.]
Mas respondi pra ele, e até pensei em responder daquele jeito: “Claro que acredito, achas que vou ficar lutando sem acreditar?”
Mas, eu disse: “Cara... se eu acredito que é possível o socialismo...? Acredito ser possível que a gente viva numa sociedade em que mais pessoas tenham mais espaços, que não exista tanta desigualdade, entre pessoas que tem tudo, e pessoas que não tem nada, nem lugar para dormir. Acredito que é possível construir uma sociedade igualitária, que é possível eleger governos e partidos mais comprometidos com o povo. Que é possível que o povo tenha Educação e escolas públicas de qualidade. Acredito na luta dos movimentos sociais. Eu acredito no Socialismo, numa sociedade sem classes, isso é o Socialismo, e nisso eu acredito. Acredito na construção do Socialismo, e que, ele, não se constrói num “estalar de dedos”, mas através de muita luta e por momentos de transição, até chegar ao momento da ruptura com este sistema atual.”
9 comentários:
2290
Pena que tu não saibas realmente o que é o socialismo. Tivesse mais inoformação, talvez não acreditasse mais. Quem sabe dar uma olhada nos lugares onde o socialismo foi posto em prática, só prá dar uma "sentida" no ambiente?
Socialismo é a essência do mal.
Como o autor do recado é anônimo [e, pra falar a verdade eu não faço a mínima ideia de quem seja] me limito ironicamente a uma reflexão, se o “Socialismo é a essência do mal”, seria o capitalismo o bem? Talvez seja normal você andar na rua e ver pessoas pedindo dinheiro e não ter onde morar. Ôpa, na verdade não é normal, elas é que não se esforçaram o bastante e não aproveitaram as oportunidades que lhes foram dadas. Malditos preguiçosos! Temos que louvar é a competição! A disputa de mercado! E, se necessário, a opressão dos mais fracos!!!
Viva a desigualdade social!!!
Viva as grandes escolas das elites! Isso é qualidade do ensino! Pra quê dar educação pro povo pobre? Pra quê querermos que todos sejam iguais e tenham os mesmos direitos? Viva as grades dos condomínios!!! Viva as privatizações!! E viva as pessoas que morrem de fome e nos hospitais públicos que não têm os mesmos privilégios das elites!!! Viva não, Morra!! Abaixo “a essência do mal” de querermos igualdade!!! Tá louco!? Igualdade? Pra quê, eu já to bem na foto!
Nairo, acho que as pessoas que não crêem no Socialismo como a mais justa forma de se governar, não conseguem também ver as barbaridades cometidas pelo Capitalismo ao longo destes pouco mais de 200 anos de sua história oficial na Humanidade.
Parabéns pela reflexão.
Abraços.
Emilio.
Valeu Emílio, coloquei o blog dos concursados entre os meus links de acesso rápido.
um abraço!
camarada, admiro a maneira como vc escreve, sempre analisando o seu cotidiano e retratando de uma maneira critica. Me identifiquei muito com a sua postagem, ja passei por varios momentos muito semelhantes com o que vc retrato, e geralmente as pessoas mudam logo de assunto por nao conseguirem argumentar ser contra o socialismo ou de apenas dizer que nao acreditam.Parabens pela postagem, parabens pelo Blog!!
Viva o Socialismo, viva o PCdoB e viva a UJS rsrsrsr!!
(vc deve ter entendido o riso)
Valeu Dany!
haha Viva a UJS!!!
Claro!!! Sempre UJS!!
Fui buscar o nome do Coordenador da Pós da UEPA e cai no teu blog.
Amei o texto enxarcado do querido Nairo Bentes!!!
Parabéns!!
Viva o socialismo e viva o Traças!!
\O/
Valeu! Dayana!!
#)
Postar um comentário