sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"Quem falar é gay!"


Raul já dizia: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Eu vou desdizer agora o oposto do que eu disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante!”
Certo dia, dando aula numa turma de jovens na terceira etapa do ensino fundamental, ou melhor, neste dia, tentando dar aula...
Eu não lembro se estava lendo um texto coletivamente com a turma, ou se estava refletindo sobre algum problema que envolvesse raciocínio lógico matemático, pouco importa.
O fato é que estava em um momento de difícil concentração, turma agitada, chamei a atenção, pedi silêncio, bati com o cadeado em cima da mesa, mas hora ou outra algum aluno falava, outro mandava calar a boca, um terceiro falava “Aaah! Aaaaah! Aaaaah!”, e a bagunça continuava.
Então que, com o objetivo de conter a conversa, um dos alunos emana: “Quem falar é gay!”
O silêncio pairou por alguns milésimos de segundo, até eu retomar a fala e novamente ser interrompido por outro aluno: “Rá, rá, rá! O professor falou!”, e todos começarem a rir.
Naquela turma tenho alunos homossexuais – tanto homens, quanto mulheres – que sofrem bullying diariamente na escola e o preconceito e a intolerância da sociedade que todos nós sabemos  ou fingimos não saber, ou somos tapados ao extremo. Enfim, não podia ficar por aquilo.
Então, interrompi as risadas, questionando-os: “Por quê as risadas?!”. Eles pararam. Um ainda disse, achando graça novamente: “Por que o senhor que falou!”. Os outros riram novamente. Perguntei: “E aí?”. Pararam novamente.
Então, os indaguei: “Porque estão falando isso? É errado ser gay? É isso?”. Alguns balançaram a cabeça negativamente, como quem diz: “não, não!”.
Então, refleti: “Vocês acham que é errado, sim! Pois, em que contexto falaram?”.
Um dos alunos disse: “– Eu não falei nada!”. Respondi a ele: “Mas rio, achou graça! Todos riram! Todos fizeram o segundo de silêncio para não receber aquele ‘rótulo’!”.
Então continuei:
“É errado atrapalhar a aula do professor?
Sim, pois da maneira que vocês se manifestaram, dá pra perceber que vocês querem demonstrar que este comportamento é errado. ”
Alguns ficaram calados, outros disseram que não. Eu continuei:
“Raciocinem comigo, todos concordam que, se o professor está explicando a matéria, dando aula, é errado ficar de conversas paralelas atrapalhando a aula do professor, logo, se um aluno fala: ‘Quem falar é gay!’, e se, como vocês já disseram , é errado falar naquele momento, logo, é errado ser gay. Na cabeça de vocês é assim! Não é?”
Ficaram chocados, com cara de espanto, como quem dissesse: “Égua, a gente pensa assim mesmo.” Então continuei, como os principais atores dessa intolerância são os meninos:
“Vocês querem que todos seja MACHOS que nem vocês! Na cabeça de vocês, ninguém pode ser gay, todos tem que ser MACHOS, porra! ‘Quem falar é gay! Por que é errado ser gay! E eu quero todo mundo macho que nem eu!’
Não digam que não! Vocês pensam assim, sim! Nossa sociedade pensa assim! Nós pensamos assim! É preciso que abramos nossa mente, desconstruindo estes conceitos. O que você tem a ver se o seu colega for gay? Se a sua amiga for lésbica? Se eu for gay? O que isso muda na vida de vocês?”
Fizeram cara de espanto novamente...
Por fim, foi uma aula que rendeu boas reflexões, para nos fazer perceber que, quem não segue o comportamento heteronormatizado, está errado aos olhos dessa sociedade e passa a ser tratado com discriminação e intolerância.
Estes assuntos tem de ser debatidos dentro da escola. Há mais de cinco anos, expressei minha opinião contra a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas, aqui neste blog, veja no link, hoje começo este texto com a música de Raul, por quê realmente percebo que mudei de opinião. Não podemos, professores e escolas, continuar omissos frente à atos de intolerância praticados diariamente contra estas pessoas. O material anti-homofobia precisa ser trabalhado nas escolas com a devida orientação e formação dos docentes.
Assim com a luta contra o racismo não pode ser uma luta somente dos negros, a luta contra a homofobia – que hoje já compreendo o conceito e acredito que ainda pratico por descuido em frases feitas e jargões – não pode ser somente dos homossexuais. E, me desdizendo, homofobia existe, e não é medo, mas pura intolerância e ignorância.
E pra finalizar, um até logo, e digo que, com debates nas escolas todos nós podemos nos livrar daquela velha opinião formada sobre tudo.  A charge é do meu amigo Brahim Darwich, professor e cartunista, feita exclusivamente para o nosso blog! Valeu Brahim!
Bom final de semana para todos os leitores!
Um abraço!
Prof. Nairo Bentes

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito e estou fazendo as minhas reflexões aqui...
Muito boa a charge do Brahim, ele é um verdadeiro valentão!
Parabéns, Nairo! Estamos precisando de espaços mais momentos para desdizer o oposto do que falamos antes...

Unknown disse...

Falou tudo professor, lembro no tempo de ensino fundamental a onde eu era o motivo de risinhos e piadas infame, isso fazia eu me senti muito mal, pois não queria ser diferente deles!
Mas até que eu percebi que deveria ser aceito do jeito que sou e que se gay e algo normal, e que professores tem que trabalha, dialoga com os alunos sobre o assunto.
Gratidão professor por expor isso e demonstra que nossa sociedade e nossas escolas ainda tem vivindo esse tipo de coisa, esse preconceito ridículo.

Nairo Bentes; disse...

Valeu, meu amigo Dicleidson! Sempre aprendemos mais!

Nairo Bentes; disse...

Valeu, Victor! Obrigado pela leitura e comentário!

Unknown disse...

A partir de que idade achas que os alunos devem ter acesso ao kit?